Comunicação Interna

Comunicação Interna e Autenticidade

Na era da transparência, comunicação interna e autenticidade são pilares inseparáveis para eficiência e engajamento nas empresas. Hoje vamos explorar um pouco o papel da autenticidade na comunicação interna e como ela pode fortalecer os vínculos entre funcionários, líderes e a empresa como um todo.

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Sabemos que um dos maiores desafios da comunicação interna nas empresas é gerar engajamento. Ora, colaboradores estão expostos a uma quantidade exorbitante de informações todos os dias, e a tarefa de chamar a atenção se torna cada vez mais desafiadora. Mas não é impossível!

Planejamento é ouro

Planejar, executar, medir, ajustar e repetir. Essa sequência (se ainda não é) deveria ser o mantra dos departamentos de comunicação. Em pesquisa recente realizada pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) o maior desafio descrito entre as empresas pesquisadas foi “Engajar lideranças como comunicadores”. Mas afinal, porque é tão difícil fazer com que as lideranças estejam mais engajadas em comunicar com seus liderados?

A resposta pode estar na própria comunicação! Veja bem, é muito clara a necessidade de um líder se comunicar bem com seus liderados. Mas nem sempre líderes tem o conhecimento necessário para se tornar uma influência positiva e inspiradora. É preciso que haja planejamento. O setor de comunicação (seja ele interno ou atendido por terceiros) precisa planejar, e mais do que isso, comunicar muito bem esse planejamento às lideranças.

Cada pessoa é um universo

Sim! E se cada pessoa tem suas especificidades, o ideal não é extrair essas características e por consequência obter a tão desejada autenticidade? Muitas vezes nos deparamos com conteúdos de comunicação interna onde líderes estão em uma postura fechada, sisuda, falando de maneira robótica um texto decorado, ou até mesmo lendo em um teleprompter.

Mas não seria mil vezes mais interessante se essa liderança deixasse a mensagem que a empresa precisa transmitir “camuflada” no meio de uma história pessoal por exemplo? É absolutamente improvável que qualquer (sim qualquer) colaborador ou líder não tenha ao menos uma história de vida ou de carreira onde seja possível traçar um paralelo com um dos valores, ou propósitos da empresa.

O conteúdo autêntico já existe dentro da organização. Fato. O trabalho a ser realizado é extrair e lapidar.

Extrair e lapidar

Quem nunca teve um insight ou uma lição aprendida em uma conversa informal, um bate-papo de cafezinho? É uma situação muito comum, e com potencial enorme de gerar engajamento. Transformar conteúdos de comunicação interna em histórias bem estruturadas e acima de tudo interessantes pode parecer extremamente complicado, mas é um exercício que quando praticado passa a se tornar tão natural quanto redigir um email, ou atender um telefonema.

O departamento de comunicação em parceria com o RH é capaz de identificar quem são os influenciadores naturais e aos poucos tornar o discurso e as conversas de corredores em mensagens de alcance muito maior.

É fácil? Não. Mas novamente: planejar, executar, medir, ajustar e repetir.

Nem sempre (ou quase nunca) o resultado vai aparecer na primeira tentativa. Mas quando o ciclo é implementado e passa a fazer parte do dia a dia, as pessoas tendem a cada estarem mais confortáveis e engajadas em comunicar suas idéias.

Se é tendência de comunicação interna, preciso fazer?

Precisar é uma palavra forte. O ideal é sempre entender o seu ecossistema, para saber se a tendência X ou Y vai funcionar e ecoar positivamente nele. Assim como cada pessoa é um universo, cada empresa tem o seu ambiente e cultura ímpares.

O uso de novas tecnologias (I.A) storytelling, diversidade, ESG, e outros tópicos em evidência não necessariamente vai ditar os caminhos da sua comunicação interna. Mas vale a pena estar atento às mudanças e mais uma vez: planejar, executar, medir, ajudar e repetir.


Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de construção de histórias e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.

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