Na última semana, perdemos Ziraldo. E sim, Ziraldo, além de todos os predicados, foi essencialmente um contador de histórias. Um especialista em storytelling, e dos bons! E, como se não bastasse essa capacidade incrível, sabia contá-las também por meio de imagens. Sua habilidade de síntese tornou seus quadrinhos, livros e ilustrações impossíveis de serem ignorados.

Mas será que isso é um dom e privilégio de poucos?
Sim. E não. Vejam, é realmente possível que pessoas como Ziraldo e tantos outros tenham nascido com um dom e atuem quase que “sem esforço” (considerem muitas aspas aqui) para entregar resultados perfeitos.
Contudo, a capacidade de contar boas histórias não é algo exclusivo e dedicado apenas a poucos “escolhidos”. Contar histórias é uma habilidade que está presente em todos nós, em diferentes intensidades, mas sempre presente. Isso porque nascemos, crescemos e vivemos ouvindo histórias. Desde sempre.
Histórias têm uma capacidade tão grande de movimentar e engajar pessoas que são utilizadas em praticamente todas as esferas da sociedade: de políticos a jornalistas, de professores a empresários, todos fazem do storytelling uma ferramenta para alcançar seus objetivos.
Você já imaginou o potencial que as suas histórias pessoais podem ter de engajar, conquistar o coração do seu público? Nós aqui na Maker já! E por isso nos dedicamos a entender e identificar quais histórias atendem melhor determinados objetivos dos nossos clientes.
Histórias têm objetivos?
Mas é claro! Seja para ensinar, convencer, vender ou mesmo divulgar um acontecimento, sempre haverá um objetivo por trás de uma história. Porém, um ponto em comum de praticamente todas as histórias é a capacidade de prender a atenção, seja por alguns breves segundos, em uma rede social, ou por 2 horas inteiras em uma sala de cinema.
Ziraldo foi genial porque falava com simplicidade, encantava porque era direto e verdadeiro.
O Menino Maluquinho tinha fogo no rabo, tal qual todos aqueles que tem sede de aprender e descobrir o mundo. E gerar essa identificação de maneira tão singela, conquista. É coisa de quem conhece o seu público, mas também sabe identificar pontos de contato comuns a toda uma geração.
E como utilizar e tudo isso em favor da sua empresa?
No mundo dos negócios, contar histórias não é apenas uma forma de entreter, mas também uma ferramenta poderosa para persuadir e influenciar. Uma história bem contada pode ser mais eficaz do que uma lista de recursos ou um conjunto de dados.
Empresas podem conquistar clientes e colaboradores compartilhando suas jornadas, valores e visões de forma autêntica e envolvente. A paixão e a verdade tendem a ser irresistíveis para todos os públicos!
Além disso, o storytelling desempenha um papel fundamental na construção da marca e na diferenciação no mercado. Empresas que conseguem contar sua história ou até mesmo as histórias de seus colaboradores de forma única e memorável são mais propensas a se destacar em meio à concorrência e a cultivar uma base de clientes fiéis.
Imagine então storytelling aliado ao audiovisual!
Os recursos audiovisuais são ferramentas praticamente indispensáveis quando pensamos em storytelling aplicado para objetivos corporativos. Uma produção visualmente atraente, principalmente na era das redes sociais e conteúdos diários pode ser o divisor de águas entre atrair ou não a atenção do seu público.
E o que mais?
Aqui na Maker, adoramos contar histórias e ser suporte para materializar aquilo que só existe muitas vezes na imaginação e na memória dos nossos clientes e seus colaboradores.
Vá em paz, mestre Ziraldo! Suas histórias são para sempre, e seu conhecimento também.
A Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de construção de histórias e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.
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