Conteúdo Audiovisual

Vídeo é Prata, Experiência é Ouro

Vídeo é prata, experiência é ouro. “Nossa mas uma produtora audiovisual dizendo isso?” – Mas é claro que sim! Costumamos encontrar via de regra neste mercado ofertas sobre como os vídeos serão a tábua de salvação do seu marketing ou sua comunicação. No artigo de hoje vamos entender porque os vídeos por si só tem capacidade limitada, e como podemos torná-los verdadeiras experiências.

vídeo é prata, experiência é ouro

Veja bem, o vídeo é prata e tem seu valor!

É claro que não vamos aqui advogar contra a produção de vídeos, de maneira nenhuma! Sabemos muito bem a capacidade e o poder que vídeos bem estruturados e produzidos tem de promover engajamento e comunicação assertiva. Mas é muito importante que empresas e ou quaisquer pessoas que estejam prontas para realizar o investimento na produção de vídeos saibam que o vídeo precisa vir acompanhado de outros elementos para que possa alcançar os seus objetivos.

Mas o ouro, é o ouro não é?

Sim, ouro é ouro. E vivemos numa era onde o consumo e a produção de conteúdo acontecem em massa. Todos os dias, 24h por dia estamos expostos a todo tipo de conteúdo, seja nas ruas, no trabalho e até na palma da mão.

E exatamente por isso a busca por experiências tem se tornado quase que um desejo inconsciente. Por isso gostamos de dizer sempre, a produção audiovisual precisa vir acompanhada de planejamento, preciso ter como background um objetivo bem definido e responder uma pergunta: Que experiência vamos proporcionar ao público?

Emoção conecta muito mais do que razão

É um fato. Por isso produzir conteúdo que seja “conectável” com os níveis emocionais do cérebro é crucial para criar experiências duradouras. Veja, ninguém diz que teve uma experiência INESQUECÍVEL recebendo um catálogo de produtos com fotos e tabelas de preços.

Mas imagine se esse mesmo catálogo viesse acompanhado de uma projeção em vídeo de um determinado produto, bastando que a pessoa apontasse a câmera do celular para a página. Ou ainda se antes de receber esse catálogo em um evento ou feira, a pessoa pudesse ficar imersa em uma realidade paralela (através de um óculos de realidade virtual por exemplo) e conhecesse todo o processo de fabricação, de uma gama de produtos.

Existem inúmeras maneiras de fazer com que o vídeo e a produção audiovisual no geral estejam mais direcionadas e dedicadas a proporcionar uma experiência emocional.

Na comunicação interna, também vale

Sim, vídeos dedicados a engajar e promover atitudes e boas práticas podem e devem vir acompanhados de experiências! O sensorial é extremamente poderoso, então o planejamento de eventos de apresentação, workshops e tudo que possa deixar o ambiente mais imersivo agrega super positivamente à apresentação de vídeos. De bandeja, veja algumas vantagens de adotar essa abordagem:

1- Engajamento: Quando a experiência é autêntica e relevante, os colaboradores se sentem mais conectados com a empresa. E isso se reflete em um aumento do engajamento e da produtividade.

2- Criação de Identidade: As experiências ajudam a criar uma identidade única para a empresa, algo que os colaboradores se orgulham de fazer parte.

3- Transparência: Experiências autênticas e transparentes criam um ambiente de confiança, fundamental para o bom funcionamento de qualquer equipe.

4- Retenção de Talentos: Colaboradores que se dividem experiências felizes se sentem mais envolvidos e tendem a permanecer na empresa por mais tempo.

E para elevar ainda mais o nível?

A palavra é: Personalização.

Conteúdo produzido especialmente para determinado público, ou até determinada PESSOA aciona gatilhos emocionais capazes de conquistar corações. Histórias pessoais, ou de amigos e familiares próximos são extremamente cativantes.

Um exemplo muito comum são as campanhas em datas especiais como Dia das Mães ou Natal. Afinal de contas encontrar pontos de contato em comum dentro de uma história familiar é bastante efetivo. Sabe a famosa expressão “quem nunca” ? Pois então, quando identificamos os “quem nunca” mais comuns podemos pensar numa engenharia reversa e trazer experiências novas, nunca vistas pela maioria do público e consequentemente com maior potencial de conquistar e se tornar inesquecível.


Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de storytelling e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.

Entre em Contato Conosco 🤘🏻💚

– E-mail: contato@makerhubcriativo.com.br

– Whatsapp: (19) 98255.6784