Ah, as narrativas…onde nascem? Como vivem? Do que se alimentam?
Hoje, no blog da Maker.

Ok, piadinha de gosto duvidoso, mas pra introduzir um assunto rodeado de dúvidas. A (nem tão) recente polarização política do nosso país fez o termo ganhar bastante em evidência.
De um lado ou outro da moeda, as acusações de que “eles estão construindo uma narrativa” estão estampadas aos montes nos jornais e sites de notícias, e porque não, até mesmo nas rodas de conversas entre amigos e familiares.
O ponto é que narrativa virou sinônimo de manipulação. Inverdades. Mentira até.
Mas não é bem assim.
Primeiro, o que é Narrativa?
A narrativa é uma ferramenta. E como tal, pode ser usada tanto pro bem, quanto pro mal. (O que quer que seja bem/mal pra cada um). Mas o que diferencia é a intenção.
Percebam que há uma grande diferença entre criar enredos com o objetivo de manipular, e organizar fatos e idéias de modo a serem compreendidos.
Não existe nada de errado ou antiético em utilizar narrativas! Uma boa narrativa pode ser utilizada para defender idéias, promover ações ou até mesmo fortalecer culturas e ambientes positivos.
Tente se lembrar daquele livro/filme/série/palestra ou qualquer outro momento em que uma sequência de fatos narrados de uma determinada maneira foram capazes de te inspirar. Foi bom, ou não?
Narrativa e Comunicação Interna
Toda história é uma sequência de fatos. E toda sequência de fatos contada por alguém, carrega nela o ponto de vista desse interlocutor. Assim, é preciso estarmos atentos: raramente uma narrativa será 100% neutra.
Dito tudo isso, quando pensamos em comunicação interna, ou corporativa, as narrativas tem (muito!) espaço para prosperarem.
Imagine que cada funcionário, tem o seu único e exclusivo ponto de vista sobre qualquer que seja o assunto. Esse ponto de vista vai engajar? Vai estar alinhado com os objetivos da empresa? Vai ajudar ou atrapalhar?
Todas essas são questões que só serão respondidas por meio de pesquisa e escuta ativa, mas o ponto aqui é o terreno repleto de oportunidades que o ambiente corporativo fornece para a área de comunicação.
Quando encontramos nesse mar de pontos de vistas aquelas que vão auxiliar, inspirar e engajar todo um time, isso é ouro! E depois de bem polido, e lapidado vira jóia, brilha e favorece criação de culturas fortes e climas organizacionais bem aceitos e estruturados.
Tá, mas e a resposta? Onde nascem as narrativas?
Calma que ela vem!
Elas nascem da intenção e de cada interação/fato que se conecta na linha do tempo da convivência.
Se bem estruturadas, as narrativas se transformam em um dos ativos mais valiosos da comunicação interna, fortalecendo a cultura e inspirando times.
E você acha que é só isso?
Ahá! Vai ter dica prática aqui também! Afinal, como utilizar essa ferramenta dentro da comunicação interna na sua empresa? Aqui tem um bom começo pra vocês:
Escuta ativa: Entenda as percepções dos colaboradores antes de estruturar qualquer comunicação.
Autenticidade: Histórias reais e bem contadas geram conexão genuína.
Consistência: A narrativa da empresa precisa estar alinhada com seus valores e ações.
Uso de storytelling: Técnicas narrativas ajudam a tornar mensagens mais envolventes e memoráveis.
Agora, responda pra você mesmo: qual é a narrativa da sua empresa?
Está com dificuldade de encontrar essa resposta? A Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de storytelling e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.
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