Comunicação Interna

De onde nascem as narrativas?

Ah, as narrativas…onde nascem? Como vivem? Do que se alimentam? 

Hoje, no blog da Maker.

post de onde nascem as narrativas

Ok, piadinha de gosto duvidoso, mas pra introduzir um assunto rodeado de dúvidas. A (nem tão) recente polarização política do nosso país fez o termo ganhar bastante em evidência.

De um lado ou outro da moeda, as acusações de que “eles estão construindo uma narrativa” estão estampadas aos montes nos jornais e sites de notícias, e porque não, até mesmo nas rodas de conversas entre amigos e familiares.

O ponto é que narrativa virou sinônimo de manipulação. Inverdades. Mentira até.

Mas não é bem assim.

Primeiro, o que é Narrativa?

A narrativa é uma ferramenta. E como tal, pode ser usada tanto pro bem, quanto pro mal. (O que quer que seja bem/mal pra cada um). Mas o que diferencia é a intenção.
Percebam que há uma grande diferença entre criar enredos com o objetivo de manipular, e organizar fatos e idéias de modo a serem compreendidos.

Não existe nada de errado ou antiético em utilizar narrativas! Uma boa narrativa pode ser utilizada para defender idéias, promover ações ou até mesmo fortalecer culturas e ambientes positivos.

Tente se lembrar daquele livro/filme/série/palestra ou qualquer outro momento em que uma sequência de fatos narrados de uma determinada maneira foram capazes de te inspirar. Foi bom, ou não?

Narrativa e Comunicação Interna

Toda história é uma sequência de fatos. E toda sequência de fatos contada por alguém, carrega nela o ponto de vista desse interlocutor. Assim, é preciso estarmos atentos: raramente uma narrativa será 100% neutra.

Dito tudo isso, quando pensamos em comunicação interna, ou corporativa, as narrativas tem (muito!) espaço para prosperarem.

Imagine que cada funcionário, tem o seu único e exclusivo ponto de vista sobre qualquer que seja o assunto. Esse ponto de vista vai engajar? Vai estar alinhado com os objetivos da empresa? Vai ajudar ou atrapalhar?

Todas essas são questões que só serão respondidas por meio de pesquisa e escuta ativa, mas o ponto aqui é o terreno repleto de oportunidades que o ambiente corporativo fornece para a área de comunicação.

Quando encontramos nesse mar de pontos de vistas aquelas que vão auxiliar, inspirar e engajar todo um time, isso é ouro!  E depois de bem polido, e lapidado vira jóia, brilha e favorece criação de culturas fortes e climas organizacionais bem aceitos e estruturados.

Tá, mas e a resposta? Onde nascem as narrativas?

Calma que ela vem!

Elas nascem da intenção e de cada interação/fato que se conecta na linha do tempo da convivência.

Se bem estruturadas, as narrativas se transformam em um dos ativos mais valiosos da comunicação interna, fortalecendo a cultura e inspirando times.

E você acha que é só isso?

Ahá! Vai ter dica prática aqui também! Afinal, como utilizar essa ferramenta dentro da comunicação interna na sua empresa? Aqui tem um bom começo pra vocês:

Escuta ativa: Entenda as percepções dos colaboradores antes de estruturar qualquer comunicação.
Autenticidade: Histórias reais e bem contadas geram conexão genuína.
Consistência: A narrativa da empresa precisa estar alinhada com seus valores e ações.
Uso de storytelling: Técnicas narrativas ajudam a tornar mensagens mais envolventes e memoráveis.

Agora, responda pra você mesmo: qual é a narrativa da sua empresa?


Está com dificuldade de encontrar essa resposta? Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de storytelling e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.

Entre em Contato Conosco 🤘🏻💚

– E-mail: contato@makerhubcriativo.com.br

– Whatsapp: (19) 98255.6784