Storytelling

Liderança, histórias, pedras e catedrais

Ei, liderança: sua equipe quebra pedras, ou constrói catedrais? Muitos de vocês já devem ter ouvido essa metáfora, mas vamos contar para que estejamos todos na mesma página:

Havia três homens trabalhando em um canteiro de obras. Um visitante perguntou ao primeiro homem o que ele estava fazendo, e ele respondeu: “Estou quebrando pedras”. O visitante fez a mesma pergunta ao segundo homem, que respondeu: “Estou ganhando a vida”. No entanto, ao perguntar ao terceiro homem, ele respondeu com entusiasmo: “Estou construindo uma catedral!”

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A moral da história é que os três estavam fazendo a mesma atividade, mas suas perspectivas e atitudes em relação ao trabalho eram completamente diferentes, correto? Pois bem, a grande questão é: Como um líder consegue interiorizar em seus comandados o ponto de vista do terceiro homem?

Contar histórias não é só para escritores ou cineastas; é uma ferramenta para conectar, inspirar e engajar sua equipe. Histórias são como ímãs para a atenção. Elas nos pegam pelo coração e nos fazem sentir parte de algo maior.

Ao incorporar histórias na liderança, você não é apenas um chefe, você é um colega de equipe que todos querem seguir.

Histórias podem ser usadas por líderes como forma de motivar pessoas e criar uma mensagem memorável o suficiente a ponto de elas abraçarem a causa e agirem. Isso porque elas humanizam líderes, tornando-os mais acessíveis e autênticos. Essa abordagem emocional estabelece conexões genuínas, o que é fundamental para manter equipes motivadas e comprometidas.

Na prática, como você pode estruturar uma boa história? Bem, geralmente histórias que engajam contem:

Desafios Superados: Contar como você superou um desafio mostra que você é humano. Mostre às pessoas que, assim como elas, você também enfrentou dificuldades e deu a volta por cima.

Vitórias em Equipe: Celebrar conquistas em equipe destaca a importância de cada pessoa. Cada membro é uma peça crucial para o quebra-cabeça do sucesso.

Lição Aprendida com Risadas e Tombos: Admitir erros e compartilhar o que aprendeu é ouro. Todos cometem erros, e mostrar que aprendemos com eles constrói confiança e respeito.

Além disso aqui estão 3 passos para estruturar uma boa história:

  1. Comece com um Gancho Poderoso: Capte a atenção desde o início. Uma introdução envolvente desperta o interesse e motiva a equipe a ouvir com atenção.
  2. Desenvolva Personagens e Contexto: Construa personagens sólidos e estabeleça o cenário. Quanto mais a equipe se identificar com as pessoas envolvidas na história, mais impactante ela será.
  3. Crie um Arco Narrativo Significativo: Todas as boas histórias têm um começo, meio e fim. Construa um arco narrativo claro que leve a um clímax ou mensagem chave. Isso ajuda a manter a atenção e a transmitir a mensagem de maneira impactante.

O storytelling na liderança não é apenas uma técnica de comunicação; é uma ferramenta poderosa para construir culturas organizacionais fortes e equipes resilientes. Ao adotar uma abordagem narrativa, os líderes podem inspirar, motivar e criar laços significativos com seus liderados, fortalecendo assim o caminho para o sucesso coletivo.

Lembre-se: uma boa história se torna ainda mais impactante quando apoiada por recursos audiovisuais que aprimoram a experiência e garantem que a mensagem ressoe por muito tempo. Invista em fotos de alta qualidade, vídeos e apresentações realmente impactantes. Pense bem: o que faz com que as pessoas fiquem tão dispostas a assistirem uma série, ou um filme além é claro, da história?


Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de construção de histórias e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.

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