Comunicação Interna

Natal, Cultura e o Poder da Influência

Estamos em uma época do ano onde é bastante comum ver pessoas mais emotivas, ou até mais participativas e generosas no ambiente de trabalho. Uma série de fatores pode ser a “causa” desses comportamentos, mas mais importante do que a razão é enxergar a oportunidade que se abre nesse momento no que se refere a comunicação interna e disseminação de cultura empresarial.

img artigo entao e natal2 1

O momento certo para encontrar pérolas

Nos momentos de confraternização, é comum que os colaboradores se sintam mais a vontade e essas reuniões informais são ideais para que a empresa identifique perfis de micro influenciadores dentro de suas equipes. Essa identificação pode ser comparada a encontrar as pérolas escondidas em uma concha. São aqueles colaboradores que, mesmo sem um título oficial de liderança, exercem uma influência significativa entre seus colegas. Eles são os comunicadores eficazes, ouvintes atentos e, muitas vezes, aqueles que encorajam e motivam os outros, ou seja: são verdadeiros catalisadores de uma cultura positiva.

Relações duradouras e efetividade

Ao reconhecer a efetividade das mensagens transmitidas diretamente por micro influenciadores, as empresas podem criar uma comunidade mais forte e coesa. Incentivar esses colaboradores, engaja-los na missão de disseminar cultura não apenas fortalecerá os laços internos, mas também aumentará a eficácia e a vivência da sua cultura empresarial. Acima de tudo, os micro influenciadores quando bem orientados, deixam um legado de profissionalismo e positividade, atrelam suas boas relações profissionais aos valores da empresa, o que contribui para uma imagem de marca empregadora forte e constante.

Como utilizar essa influência a favor da cultura empresarial?

São muitas as possibilidades para fazer com que a mensagem que a empresa deseja transmitir aos colaboradores seja pulverizada ao maior número possível de pessoas. Mas vamos listar 3 estratégias que quando aplicadas de maneira consistente tem excelentes resultados:

1. Depoimentos Autênticos: Incentive os micro influenciadores a compartilharem depoimentos autênticos sobre sua jornada na empresa. Esses depoimentos não apenas destacam a cultura e os valores, mas também criam conexões emocionais genuínas com os demais membros da equipe.

2. Vídeos de Histórias Pessoais: Explore a produção de vídeos onde os micro influenciadores contam suas histórias pessoais relacionadas à empresa. Esses vídeos podem ser compartilhados internamente, proporcionando uma visão única sobre a cultura empresarial e inspirando os colegas.

3. Participação em Iniciativas Colaborativas: Envolver os micro influenciadores em iniciativas colaborativas, como blogs internos, webinars ou até mesmo podcasts. Sua participação ativa em compartilhar conhecimento e experiências contribuirá significativamente para o engajamento e coesão da equipe.

Concluindo

Enquanto empresas podem (e devem) expressar seu reconhecimento de maneiras tradicionais, talvez seja interessante considerar em meio as festividades dedicar um tempo à descobrir e potencializar os micro influenciadores internos. Este pode ser um recurso transformador para a sua cultura empresarial!


A Maker é especialista na produção de conteúdo autêntico, que materializa valores e cultura, tornando a absorção e consequente engajamento do seu público muito mais eficaz. Elaboramos uma dinâmica própria de entrevistas para extrair depoimentos verdadeiros, e emocionais de colaboradores e líderes.

Entre em Contato Conosco 🤘🏻💚

– E-mail: contato@makerhubcriativo.com.br

– Telefone: (19) 98255.6784