Comunicação Interna

Netflix, Conteúdo e Endomarketing

Netflix, conteúdo e endomarketing. O que essas três coisas tem em comum? Nos últimos anos, a Netflix emergiu como uma líder indiscutível no mundo do entretenimento, redefinindo completamente a maneira como as pessoas consomem mídia. Essa mudança não apenas moldou nossos hábitos de entretenimento, mas também oferece insights valiosos para o mundo dos negócios, especialmente no campo do endomarketing. Neste artigo, exploraremos como a Netflix moldou os hábitos de consumo de mídia das pessoas e como suas estratégias podem ser aplicadas para envolver e motivar os colaboradores por meio de conteúdo institucional.

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“TuDuuummmm”

O sucesso da Netflix pode ser atribuído a três princípios fundamentais: personalização, conveniência e variedade. Ao oferecer conteúdo personalizado, uma ampla variedade de opções e uma experiência de usuário conveniente, a Netflix conquistou a fidelidade de milhões de assinantes em todo o mundo.

Esses mesmos princípios podem ser aplicados ao endomarketing para criar conteúdo institucional que ressoe com os colaboradores, promovendo um senso de pertencimento e engajamento com a empresa.

Formato de Série

É claro que não estamos aqui falando de superproduções milionárias. Criar uma série pode parecer algo extremamente complexo, mas acredite, é totalmente possível. Criar séries internas contribui para que os valores, a missão e a visão da empresa sejam transmitido de maneira mais orgânica e natural. Ainda, pode ajudar a construir um ambiente de trabalho mais unido e colaborativo.

O formato de série permite que as empresas abordem questões complexas de forma acessível e envolvente, estimulando discussões e promovendo uma maior compreensão entre os colaboradores.

Outro ponto positivo: a empresa passa a engajar, e conquistar seus colaboradores ainda mais quando eles próprios são as “estrelas” da série!

Mas não são só flores

No entanto, também existem desafios a serem enfrentados, como garantir que o conteúdo seja relevante e acessível para todos os colaboradores e encontrar o equilíbrio certo entre entretenimento e mensagens corporativas. Há de se fazer uma seleção bastante criteriosa sobre quais colaboradores estão aptos a participar com depoimentos e entrevistas, e como essa participação pode ressoar nos corredores. No fim do dia, tudo é uma questão de percepção e de qual mensagem a empresa deseja transmitir.

Para isso é fundamental a participação ativa do R.H. que juntamente com a comunicação tem total competência para identificar os micro influenciadores internos e prepara-los para o desafio. Falamos um pouco sobre os micro influenciadores e sua importância nesse artigo.

Objetivo é Rei

Pensar em produzir conteúdos em formato de série pode ainda causar certa estranheza, mas vejam que é importante focar na palavra formato. Isso quer dizer que não necessariamente vamos produzir uma trama de ficção, ou um thriller emocionante.

Antes de tudo é preciso responder: Qual é o objetivo desse conteúdo?

Quando temos bem definida a mensagem a ser transmitida, fica muito mais fácil escolher por quais caminhos vamos construi-la. Por exemplo, se o objetivo for engajar colaboradores para o uso correto dos EPI’s (equipamentos de proteção individuais), por que não pensar em uma série de depoimentos com colaboradores que atuam em área mais críticas? Ou ainda depoimentos mais emocionais, com a importância de estar seguro no trabalho para voltar para sua família no final do dia?

As possibilidades são inúmeras, mas é preciso sempre ter muito bem definido o objetivo desse tipo de produção.

Vamos maratonar?

Ao adotar os princípios da Netflix e investir em conteúdo institucional em formato de série, as empresas podem criar uma cultura organizacional forte e inspirar seus colaboradores a alcançar todo o seu potencial. Assim como a Netflix transformou a maneira como consumimos mídia, as redes sociais se tornaram um veículo extremamente eficiente e dinâmico, não oferencendo muitas oportunidades para conteúdos mais profundos.

Aqui encontramos a oportunidade: transformar conteúdos rápidos e dinâmicos em produções em série, que informam, entretem e engajam!


Maker é especialista na construção de narrativas audiovisuais que comunicam e engajam colaboradores e clientes. Com uma metodologia de construção de histórias e expertise de planejamento, captação e produção nossas entregas incluem vídeos e fotos que se tornam um divisor de águas na comunicação de empresas de todos os portes.

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